Google proíbe anúncios políticos no Brasil para as eleições municipais em 2024, para poder atender às exigências impostas pelo TSE.
No dia 24 de abril, o Google anunciou que, a partir do mês de maio, anúncios políticos para as eleições deste ano estão proibidos em todas as suas plataformas.
A atualização nas políticas da empresa se deve por conta de exigências de uma nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicado em fevereiro desse ano.
A resolução exige que plataformas digitais que oferecem esse serviço de impulsionamento para conteúdos eleitorais precisam manter um repositório dos anúncios para acompanhamento em tempo real, com informações como o conteúdo, responsáveis pelos pagamentos, valores investidos e a segmentação utilizada.
Além disso, as empresas devem disponibilizar também uma ferramenta de fácil acesso e uso para consultas, permitindo realizar buscas nos dados do repositório com o nome dos anunciantes e palavras-chave.
Segundo o Google, existe uma dificuldade técnica em cumprir a resolução do TSE, sendo algo muito amplo e inviável, o que pode implicar em multas para a empresa.
Arquivos de anúncios eleitorais já veiculados continuarão disponíveis, mas a ferramenta não será mais atualizada!
A rede social X, antigo Twitter, seguiu a decisão do Google de proibir anúncios políticos no Brasil e também deixará de permitir esse tipo de propaganda, também para seguir a resolução imposta pelo TSE;
Os maiores valores com impulsionamento de conteúdos políticos na internet são gastos no Meta Ads (Facebook e Instagram), no Adyen, uma plataforma de pagamentos, e o Google.
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