
Já ouviu falar sobre Marketing Sustentável? Um tema já aplicado em grandes empresas, a sustentabilidade no marketing vem ganhando mais notoriedade e discussão, especialmente quando falamos em construir um futuro verde e com menos impacto ambiental!
Porém, não só as grandes empresas têm se preocupado com um futuro sustentável, mas também os consumidores.
Uma pesquisa realizada por uma agência de pesquisa norte-americana, a Union + Webster, em 2019, revelou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E 70% dos entrevistados comentaram que não se importariam de pagar a mais por isso.
Portante, fica claro que a sustentabilidade agrega competitividade ao mercado. Empresas que possuem esse valor atribuído em sua cultura acabam por ter mais credibilidade entre os clientes.
Marketing sustentável: o que é?
Dentro desse contexto de mudanças, se fortalece o conceito de marketing sustentável ou marketing verde. Trata-se de estratégias que visam associar uma marca ou empresa a ações com impacto ambiental positivo.
Essas estratégias precisam ser comprovadamente positivas e estarem em acordo com as políticas da empresa, promovendo ações que sejam sustentáveis de fato. O marketing sustentável não é uma máscara de sustentabilidade, mas sim uma divulgação do que realmente é feito.
O nome dado à ação de fingir sustentabilidade é greenwashing, “mentira verde” ou “maquiagem verde”, se formos traduzir. É uma forma de enganar o consumidor!
Adotar essas práticas, é deixar de lado o lucro a qualquer custo. Embora o lucro ainda seja importante, ele deve ser buscado de uma maneira mais consciente em relação ao meio ambiente.

Futuro verde: os princípios do Marketing Sustentável
Para implementar com sucesso práticas ecoeficientes, é preciso entender sobre os princípios que serão a base para toda e qualquer estratégia.
FOCO NO CONSUMIDOR: precisa-se construir uma relação satisfatória com o consumidor, principalmente buscando sempre atender às expectativas em relação à sustentabilidade.
INOVAÇÃO: sempre ter o foco de desenvolver novas ações, produtos e serviços sustentáveis. Ou buscar adaptar e aprimorar aqueles já existentes.
RESPONSABILIDADE SOCIAL: um dos princípios mais importantes. Ir contra a cultura de greenwashing e realmente demonstrar que as práticas são feitas em prol do meio ambiente e da comunidade.
GERAÇÃO DE VALOR: não é apenas sobre oferecer um produto sustentável, mas gerar valor por trás daquilo e apresentar uma perspectiva diferente ao cliente.
LEIA TAMBÉM: Dicas de Marketing Digital Para Iniciantes
Como construir um futuro verde através do Marketing Sustentável?
E a pergunta final: quais ações podemos adotar para contribuir na construção de um futuro mais verde e sustentável?
Primeiramente, é preciso analisar as condutas atuais da empresa, para entender o que pode ser feito e que esteja conforme o nicho atuante. Nem toda ação ambiental irá se encaixar no segmento da empresa, e fazê-lo apenas para mostrar que faz, não surtirá o efeito desejado.
RECICLAGEM: Logo de início, é comum pensarmos na reciclagem como uma prática sustentável. E é! Busque por embalagens recicladas para seus produtos, procure um sistema próprio para reutilização de papel e outros materiais. Também estimule os colaboradores e clientes a fazerem isso!
ENERGIAS RENOVÁVEIS: Energia eólica, bem como energia solar, são dois exemplos. Principalmente para indústrias, sendo não apenas uma fonte sustentável, como também mais barata.
COMUNIQUE COM CONSCIÊNCIA: Quando falamos sobre sustentabilidade, precisa-se ter cuidado na comunicação. Primeiramente, para evitar confusão com greenwashing, bem como estar conforme as práticas da empresa.
Resumindo, o Marketing Sustentável busca trazer sucesso para a empresa mediante um posicionamento que se preocupa com o meio ambiente.
Porém, precisa ser algo autêntico e com compromisso. Ser desmascarado por apenas divulgar ações sustentáveis, mas, na prática, não o fazer traz consequências enormes para a empresa.
Segue a Agência Douc no Instagram!