fbpx

DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Estamos na era digital, isso é certo, e nesses tempos, estar fora da internet é um tiro no pé de todas as empresas. Mas, sabemos também que, muitas vezes, é difícil se posicionar de forma estratégica, por isso resolvemos trazer essas dicas de marketing digital para iniciantes!

As redes sociais já fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros, sendo o Brasil o terceiro país que mais consome nas redes sociais. E, claro, além das redes sociais, muitas outras tecnologias vêm surgindo, como as diversas inteligências artificias, o metaverso e por aí vai!

Por esses motivos, é compreensível que muitos não saibam por onde começar e o que fazer referente ao marketing digital, especialmente quando se é iniciante.

 

O QUE É MARKETING DIGITAL?

 

Basicamente, marketing digital é a promoção de marcas e produtos na internet, sendo uma das principais maneiras de fazer marketing atualmente.

Por meio de blogs, redes sociais, e-mails, ferramentas de busca (como o Google), e outros, as empresas buscam promover o desejo e solucionar as dores de seus clientes. E, hoje, a internet é a principal maneira para haver esse relacionamento com o público.

A internet facilitou muito o contato entre as empresas e seus clientes, mas também aumentou muito a concorrência. A todo momento, todo mundo é bombardeado por novos produtos, promoções e informações.

E, quem não possui um marketing bem definido e estratégico, acaba perdendo.

 

Então, acompanhe essas dicas de marketing digital para iniciantes para você se destacar em meio à concorrência!

Leia também: 5 tendências de marketing imobiliário em 2024

 

1 – Defina sua persona

A primeira coisa que você precisa fazer ao ingressar no marketing digital é definir a persona da sua empresa, do seu negócio, assim você conseguirá definir mais o que você irá fazer nas mídias digitais.

A persona é uma representação do seu consumidor ideal, isso é, um “personagem”.

Para definir isso, você deve considerar alguns aspectos como a faixa etária de seus clientes, se são mais homens ou mulheres, localizações, poder de compra e o que você julgar ser mais interessante!

 

2 – Invista em produção de conteúdo de qualidade

Tendo a persona da sua empresa bem definida, você saberá quais são as dores de seus clientes e possíveis clientes, sendo assim, você pode investir em produção de conteúdos.

Isso para redes sociais, canal no YouTube, blogs, e ademais meios de comunicação que você possuir com seus clientes.

Essa será a melhor forma para você conduzir o seu público por um funil de vendas, apresentando conteúdos de topo, meio e fundo!

 

dicas de marketing digital para iniciantes

 

3 – Esteja sempre atualizado

Trabalhar com internet quer dizer que muita coisa pode mudar de um dia para o outro. Como foi dito anteriormente, somos bombardeados com novas informações a todo momento. São milhares de produtos anunciados a todo instante, assim como muita gente criando conteúdo.

E aqui, podemos colocar uma dica dentro de outra dica:

3.1 — Fique atento aos assuntos do momento

Mas, por que isso?

Você já deve ter visto várias marcas e empresas utilizando o hype de um filme, por exemplo, para promover algo, não é? Como foi no filme da Barbie e, recentemente, com o Divertida Mente 2.

Estando na boca do povo, é mais fácil de você atrair novos públicos quando também faz algo relacionado a esses assuntos.

Mas, precisa ficar ligado para não perder o timing do negócio!

 

4 – Invista em mídias pagas no seu marketing digital

Tráfego orgânico é muito importante para o seu negócio, mas ele pode levar meses, ou até anos, para gerar resultados satisfatórios. Por isso, avalie investir um determinado valor mensal para tráfego pago. 

Os resultados serão mais rápidos e você conseguirá dar um impulso na sua visibilidade. Mas, vale lembrar, não deixe de produzir conteúdos de qualidade e se relacionar de maneira qualificada com seus clientes.

 

5 – Tenha metas alcançáveis para iniciantes

Ter uma meta é sempre muito importante, assim você terá um norte para seguir e algo para alcançar.

Mas, é importante que essas metas sejam alcançáveis. E isso não quer dizer que elas precisem ser fáceis, mas, por exemplo, colocar logo no primeiro mês uma meta de 50 mil seguidores não é muito pé no chão, certo?

É muito fácil se frustrar com resultados na internet, então precisamos evitar isso. Até por uma questão de saúde mental.

 

Existem muitas outras dicas de marketing digital que poderíamos deixar aqui, mas essas são, de fato, as principais para quem está começando a se aventurar na internet!

CONTATOS