Estamos na era digital, isso é certo, e nesses tempos, estar fora da internet é um tiro no pé de todas as empresas. Mas, sabemos também que, muitas vezes, é difícil se posicionar de forma estratégica, por isso resolvemos trazer essas dicas de marketing digital para iniciantes!
As redes sociais já fazem parte do cotidiano de milhares de brasileiros, sendo o Brasil o terceiro país que mais consome nas redes sociais. E, claro, além das redes sociais, muitas outras tecnologias vêm surgindo, como as diversas inteligências artificias, o metaverso e por aí vai!
Por esses motivos, é compreensível que muitos não saibam por onde começar e o que fazer referente ao marketing digital, especialmente quando se é iniciante.
O QUE É MARKETING DIGITAL?
Basicamente, marketing digital é a promoção de marcas e produtos na internet, sendo uma das principais maneiras de fazer marketing atualmente.
Por meio de blogs, redes sociais, e-mails, ferramentas de busca (como o Google), e outros, as empresas buscam promover o desejo e solucionar as dores de seus clientes. E, hoje, a internet é a principal maneira para haver esse relacionamento com o público.
A internet facilitou muito o contato entre as empresas e seus clientes, mas também aumentou muito a concorrência. A todo momento, todo mundo é bombardeado por novos produtos, promoções e informações.
E, quem não possui um marketing bem definido e estratégico, acaba perdendo.
Então, acompanhe essas dicas de marketing digital para iniciantes para você se destacar em meio à concorrência!
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1 – Defina sua persona
A primeira coisa que você precisa fazer ao ingressar no marketing digital é definir a persona da sua empresa, do seu negócio, assim você conseguirá definir mais o que você irá fazer nas mídias digitais.
A persona é uma representação do seu consumidor ideal, isso é, um “personagem”.
Para definir isso, você deve considerar alguns aspectos como a faixa etária de seus clientes, se são mais homens ou mulheres, localizações, poder de compra e o que você julgar ser mais interessante!
2 – Invista em produção de conteúdo de qualidade
Tendo a persona da sua empresa bem definida, você saberá quais são as dores de seus clientes e possíveis clientes, sendo assim, você pode investir em produção de conteúdos.
Isso para redes sociais, canal no YouTube, blogs, e ademais meios de comunicação que você possuir com seus clientes.
Essa será a melhor forma para você conduzir o seu público por um funil de vendas, apresentando conteúdos de topo, meio e fundo!
3 – Esteja sempre atualizado
Trabalhar com internet quer dizer que muita coisa pode mudar de um dia para o outro. Como foi dito anteriormente, somos bombardeados com novas informações a todo momento. São milhares de produtos anunciados a todo instante, assim como muita gente criando conteúdo.
E aqui, podemos colocar uma dica dentro de outra dica:
3.1 — Fique atento aos assuntos do momento
Mas, por que isso?
Você já deve ter visto várias marcas e empresas utilizando o hype de um filme, por exemplo, para promover algo, não é? Como foi no filme da Barbie e, recentemente, com o Divertida Mente 2.
Estando na boca do povo, é mais fácil de você atrair novos públicos quando também faz algo relacionado a esses assuntos.
Mas, precisa ficar ligado para não perder o timing do negócio!
4 – Invista em mídias pagas no seu marketing digital
Tráfego orgânico é muito importante para o seu negócio, mas ele pode levar meses, ou até anos, para gerar resultados satisfatórios. Por isso, avalie investir um determinado valor mensal para tráfego pago.
Os resultados serão mais rápidos e você conseguirá dar um impulso na sua visibilidade. Mas, vale lembrar, não deixe de produzir conteúdos de qualidade e se relacionar de maneira qualificada com seus clientes.
5 – Tenha metas alcançáveis para iniciantes
Ter uma meta é sempre muito importante, assim você terá um norte para seguir e algo para alcançar.
Mas, é importante que essas metas sejam alcançáveis. E isso não quer dizer que elas precisem ser fáceis, mas, por exemplo, colocar logo no primeiro mês uma meta de 50 mil seguidores não é muito pé no chão, certo?
É muito fácil se frustrar com resultados na internet, então precisamos evitar isso. Até por uma questão de saúde mental.